Projetos de Pesquisa
O Laboratório desenvolve pesquisas nas áreas nas áreas de bioquímica, nutrição e metabolismo aplicadas ao exercício com foco em mecanismos que permeiam a perda de massa e força muscular em diversas situações. Saiba mais especificamente sobre os projetos desenvolvidos no laboratório abaixo.
Prevenção e Tratamento do Câncer Utilizando Exercício Físico e Nutrição.
Aproximadamente metade de todos os pacientes com câncer são afetados pela síndrome da caquexia; condição que reduz a capacidade motora, compromete a efetividade do tratamento antineoplásico e causa a morte precoce de pacientes oncológicos. Esta condição torna-se mais relevante, considerando que a caquexia não tem cura ou droga aprovada para seu tratamento. Sendo assim, o exercício físico e o suporte nutricional surgem como alternativa viável, com efeitos colaterais mínimos e de reduzido custo para o tratamento da caquexia do câncer. O objetivo principal desta linha de pesquisa é criar e implementar protocolo de exercício e de suplementação alimentar em oncologia e determinar os mecanismos pelos quais o exercício físico e a nutrição podem proteger contra a caquexia do câncer usando uma abordagem translacional.
Sarcopenia e Doenças Musculares em Pessoas Vivendo com HIV.
Hoje, as pessoas com HIV têm uma expectativa de vida próxima à da população em geral, mas ainda apresentam uma expectativa de saúde mais baixa. Como resultado da interseção dos efeitos do envelhecimento, HIV, efeitos colaterais da terapia antirretroviral e condições sociais, essa população apresenta morbidades importantes em média 16 anos antes do que as pessoas sem HIV. A sarcopenia é uma doença muscular esquelética, caracterizada pela perda de força, massa e disfunção musculares, condição que hospitalização e mortalidade. A sarcopenia é altamente prevalente em pessoas com HIV, pois está associada ao envelhecimento e ao aparecimento de diferentes doenças crônicas não transmissíveis. Assim, consideramos que a sarcopenia representará um fardo socioeconômico e de saúde para essa população nos próximos anos. Com a falta de tratamentos farmacológicos eficazes para a sarcopenia, o exercício e o suporte nutricional, são reconhecido como a melhor forma de prevenir e tratar a sarcopenia. Esta linha de pesquisa tem o objetivo de entender o desenvolvimento de sarcopenia em pessoas com HIV e desenvolver protocolos de exercício e nutrição para o tratamento desta doenças nesta população.